Kaimoku-sho (Abertura dos Olhos) parte 3

Kaimoku-sho (Abertura dos Olhos) parte 3

A teoria principal para a unificação do budismo é mostrada no Kaimoku-sho. Mesmo que você mostre a união de vários sutras pelo Sutra do Lótus ou peça a união de várias escolas pela doutrina de Nichiren, deve haver um significado, uma bandeira ou declaração, para esta unificação. Se vocês se apegarem a algo sem conteúdo e brigarem entre si para dizer “Namu Amida Butsu” ou “Namu Myoho Renge Kyo”, isso não fará sentido algum. É necessário defender a unificação mostrando os significados importantes da doutrina de Nichiren. Em uma luta, a razão justificável é a mais importante. Portanto, é necessário esclarecer a afirmação de sua doutrina a respeito do Budismo. Isso é o que é dito no Kaimoku-sho. Nichiren Shonin pensou que, após ter sido banido para a Ilha de Sado, seria muito difícil voltar vivo para Kamakura (鎌倉) porque o governo do xogunato e os oponentes desejavam enterrá-lo em Sado. Portanto, ele escreveu o Kaimoku sho e o enviou a seus discípulos, confiando-o ao mensageiro de Sijyo Kingo (四条金吾) que visitou a Ilha de Sado. Portanto, você pode entender que essa é a carta mais importante.

A terceira é torná-la um registro para o futuro. Embora Nichiren Shonin não se importasse com o fato de ter sua cabeça cortada, ele queria mostrar a verdade de alguma forma, antes de sua execução. Portanto, ele diz no Kaimoku-sho: "Este é o espelho brilhante do Buda Shakyamuni, do Buda Muitos Tesouros e de outros Budas nas dez direções, que reflete o estado do Japão no presente e no futuro. Vocês devem pensar que esta é a minha lembrança após a morte". E, em quarto lugar, a evidência de inspiração espiritual. "O praticante de Hokke pode ser perseguido em algum momento. Entretanto, nunca será derrotado unilateralmente. Devo voltar vivo para Kamakura se houver a vigilância do Buda Eterno Shakyamuni e a proteção das boas divindades. Eu, Nichiren, certamente voltarei vivo se eu for o praticante de Hokke. Se eu não for o praticante de Hokke, serei enterrado na Ilha de Sado. Se eu voltar vivo para Kamakura, isso se tornará mais uma prova de que sou o praticante de Hokke." Se ele não voltasse vivo para Kamakura, seria impossível cumprir seu voto: "Eu me torno o pilar do Japão. Eu me torno os olhos do Japão. Eu me torno o grande navio do Japão. Nunca quebro meu voto". Aqui apareceu a fé muito poderosa do praticante de Hokke. Portanto, "Se eu sou o praticante de Hokke ou não?", é enfatizado no Kaimoku-sho. Eu demonstro o poder do Hokke e certamente volto para Kamakura em triunfo, tendo a chance de protestar com o governo, dizendo: "Se vocês não me respeitarem, a nação se arruinará". Embora estivesse planejado para que eu morresse na Ilha de Sado, eu voltei. Vocês têm que ouvir os ensinamentos corretos de Nichiren de todas as formas.

O Kaimoku-sho foi escrito com esse esplêndido e viril entusiasmo.ㅤ

Por Reverendo Sinyou Tsuchiya

O Sutra do Lótus, Capítulo 4. Compreensão pela fé (Escritura 25)

O Sutra do Lótus, Capítulo 4. Compreensão pela fé (Escritura 25)

O Honrado pelo Mundo, somos muito gratos a você. Por compaixão, você nos iluminou e nos deu um grande benefício de uma forma excepcional. Não há ninguém que seja capaz de retribuir sua bondade, mesmo que isso leve muitas centenas de milhões de kalpas de tempo.ㅤ

Significado

Também na passagem da Compreensão pela Fé, eles expressaram sua gratidão pela grande benevolência do Buda Shakyamuni. O Buda Shakyamuni indagou a verdade profunda do universo e de nossa mente, e por compaixão, nos iluminou com o verdadeiro Dharma, os ensinamentos supremos. Kasyapa, especialmente, disse que compreendemos a verdade de tudo por meio do Sutra do Lótus. Embora não sejamos capazes de retribuir totalmente sua compaixão, mesmo que isso leve muitas centenas de milhões de kalpas, seremos gratos o máximo possível pela bondade do Buda. O Buda é como uma mãe afetuosa que fica de olho em seu filho para evitar situações de perigo. Além disso, o Buda é como um pai rigoroso que incentiva fortemente o crescimento de seu filho. Embora possa haver uma questão de oportunidade para formar uma conexão com o Buda, mais cedo ou mais tarde, todos são finalmente salvos pelas mãos misericordiosas do Buda. Ninguém é abandonado pelo Buda Shakyamuni. Nichiren Shonin disse em seu Kaimoku-sho (Abertura dos Olhos): "Há três tipos de pessoas que todos devem respeitar, são elas: o senhor, o professor e os pais". E ele insistiu que você deve ser grato ao Buda Shakyamuni, que tem essas três virtudes de senhor, professor e pais, que você deve retribuir a compaixão de Buda. Como forma tradicional de pensar, os estudiosos tendiam a explicar a doutrina da revelação da verdade no Shakumon, a primeira metade do Sutra do Lótus, com uma filosofia problemática e difícil. Entretanto, a intenção dessas sentenças do Sutra do Lótus difere de seus pensamentos. É claro que o Shakumon está explicando sobre a verdade. No entanto, além disso, ele expõe repetidamente que o Buda Shakyamuni está se esforçando para salvar a humanidade com sua grande compaixão no capítulo “Uma Parábola”, “Compreensão pela Fé” e “O Símile das Ervas”. Portanto, você deve se atentar, e ser grato à compaixão do Buda quando estudar o Sutra do Lótus de agora em diante.ㅤ

Por Reverendo Sinyou Tsuchiya

Os devotos de Nichiren Shonin devem abraçar a harmonia, e não se envolverem em rivalidades sectárias. A Kempon Hokke transcende uma mera denominação, pois tem a missão de revelar a verdade do Sutra do Lótus e os ensinamentos autênticos de Nichiren, seguindo o desejo e a missão de vida de nosso fundador, Nichijū.
Que possamos seguir essas diretrizes e assim, nos tornarmos verdadeiros discípulos do Eterno Buda Shakyamuni.

Namu Myōhō Renge Kyō

Davi Espindòla

Foto: Templo Myomanji, em Kyoto, Japão 🇯🇵 , sede da Kempon Hokke Shu.

O estudo da Mandala Gohonzon de Nichiren Shonin – parte 2

𝗢 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝗮𝗻𝗱𝗮𝗹𝗮 𝗚𝗼𝗵𝗼𝗻𝘇𝗼𝗻 𝗱𝗲 𝗡𝗶𝗰𝗵𝗶𝗿𝗲𝗻 𝗦𝗵𝗼𝗻𝗶𝗻
⠀⠀⠀
𝟭. 𝗗𝗮𝗶 𝗝𝗶𝗸𝗼𝗸𝘂 𝗧𝗲𝗻𝗻𝗼: Dhritarashtra ~ Rei Celestial do Oriente - Dhritarashtra é um dos quatro reis celestiais.
O “Guia Iconográfico Flammarion: Budismo” descreve Dhritarashtra da seguinte forma: "Este rei guardião governa no leste e preside a primavera. Ele é 'Aquele que mantém o reino (da Lei)'. 'o mantenedor do estado'... Ele comanda um exército de músicos celestiais (Gandharvas) e demônios vampiros (Pisaca)." Os Gandharvas são um dos oito tipos de seres sobrenaturais; dizem que reverenciam e protegem o Dharma.
De acordo com a tradução de Kumarajiva do Sutra do Lótus, é Dhritarashtra quem oferece dharanis no capítulo vinte e seis para o benefício dos professores do Sutra do Lótus.
Ícone: Um guerreiro de capacete vestindo armadura e cachecóis soprados pelo vento. Ele tem uma tez verde e uma expressão irada. Ele segura uma espada na mão direita e a mão esquerda fechada repousa sobre o quadril.

TOP