O estudo do Mandala Gohonzon de Nichiren Shonin – parte 10/2

27. Ajase Dai-o – Rei Ajatashatru

Rei Ajatashatru era o rei de Magadha, cuja capital era Rajagriha, na época em que o Sutra de Lótus foi ensinado pelo Buda Shakyamuni. O Pico do Abutre, onde o Sutra de Lótus é ensinado, está localizado nos arredores de Rajagriha, a nordeste. O rei Ajatashatru aparece na assembleia no primeiro capítulo.

Ajatashatru era filho do Rei Bimbisara e da Rainha Vaidehi. De acordo com o Sutra Mahayana Mahaparinirvana, o rei Bimbisara e sua esposa não conseguiram conceber um filho. Um dia, um vidente contou-lhes que vivia na floresta um asceta que estava destinado a ser filho deles após sua morte. O Rei Bimbisara esperava acelerar o processo mandando assassinar o asceta. A rainha Vaidehi concebeu, mas agora a vidente informou ao rei que, por causa do que ele havia feito, o menino cresceria e se tornaria o assassino de seu pai. Alarmado com isto, o Rei Bimbisara deixou cair o bebé das paredes do palácio após o seu nascimento, mas o menino sobreviveu e o Rei Bimbisara aparentemente decidiu que não deveria fazer mais nada para piorar as coisas. O nome Ajatashatru significa: “Inimigo antes do nascimento”.

Oito anos antes do parinirvana do Buda Shakyamuni, Devadatta apareceu magicamente diante do Príncipe Ajatashatru na forma de um menino envolto em cobras. Ajatashatru ficou aterrorizado com esta aparição, mas quando descobriu que era na verdade Devadatta, ficou muito impressionado com esta exibição sobrenatural. Daquele momento em diante eles conspiraram juntos para que Ajatashatru pudesse usurpar o trono do Rei Bimbisara, e Devadatta pudesse assumir o controle da Sangha do Buda Shakyamuni. Nesse ínterim, o Príncipe Ajatashatru tornou-se o patrono real de Devadatta e deu-lhe tudo o que ele poderia desejar e mais do que ele poderia usar. Finalmente, o Buda Shakyamuni fez com que Devadatta fosse denunciado publicamente pela Sangha. A partir daí, a Sangha não foi mais responsável por suas ações. Apenas Devadatta deveria ser responsabilizado por suas ações. Pouco depois disso, Devadatta convenceu Ajatashatru a tentar assassinar seu pai, o rei. A trama foi descoberta, mas no final o Rei Bimbisara cedeu voluntariamente o trono ao seu filho. Ajatashatru prendeu seu pai ao assumir o trono e fez com que ele morresse de fome. Quando sua mãe, Vaidehi, tentou contrabandear comida para o rei deposto, Ajatashatru quase a derrubou com sua espada, mas seus conselheiros o persuadiram a não cometer um ato tão hediondo. Em vez disso, ele a confinou em uma câmara interna do palácio. Depois de assumir o trono, um dos primeiros atos do rei Ajatashatru foi enviar assassinos, por instigação de Devadatta, para matar o Buda Shakyamuni. Todos os assassinos falharam porque nenhum deles conseguiu executar o ato de matar o Buda uma vez que estavam em sua presença e todos eles se tornaram discípulos do Buda no final. Mais tarde, Devadatta conseguiu iniciar um cisma, mas sua ordem cismática entrou em colapso quando os monges que se juntaram a ele retornaram ao Buda Shakyamuni e à Sangha legítima.

Devadatta morreu pouco depois. O próprio Ajatashatru acabou sendo dominado pela culpa por causa de seus erros e até desenvolveu furúnculos com risco de vida por todo o corpo, de acordo com o Sutra Mahayana Mahaparinirvana. Jivaka, o médico da corte, finalmente convenceu o rei Ajatashatru a pedir ajuda ao Buda. Ele ficou muito impressionado com os ensinamentos do Buda e naquele momento se arrependeu, refugiou-se nos Três Tesouros e tornou-se um discípulo leigo do Buda; erradicando assim o carma maligno que causou os furúnculos e prolongando sua vida. O reinado do rei Ajatashatru não foi pacífico, e ele frequentemente tramava ou entrava em guerra aberta com seus vizinhos. Ele, no entanto, construiu um monumento para sua parte nas relíquias do Buda e apoiou o Primeiro Conselho Budista.

Se o rei que gira a roda representa o ideal inatingível de um monarca conforme concebido pela mitologia indiana, então o rei Ajatashatru representa a realidade brutal da história indiana. No decorrer de sua vida, ele assassinou seu pai, tentou assassinar sua mãe, envolveu-se em constantes guerras e conspirações contra seus vizinhos, e até tentou assassinar o Buda. No Sutra Mahayana Mahaparinirvana, o Rei Ajatashatru representa o icchantikka. Um Dicionário de Termos e Conceitos Budistas diz:

"Originalmente um hedonista ou alguém que valorizava apenas valores seculares. No Budismo, o termo passou a significar aqueles que não têm fé no Budismo nem aspiração à iluminação e, portanto, nenhuma perspectiva de atingir o estado de Buda. Icchantika é às vezes traduzido como 'aqueles de incorrigível descrença.' Alguns sutras dizem que os icchantika são inerentemente e para sempre incapazes de alcançar a iluminação, enquanto outros, particularmente aqueles do Mahayana posterior, sustentam que mesmo os icchantika podem se tornar Budas."

O rei Ajatashatru e seus assistentes estão listados como presentes no capítulo "Introdutório" do Sutra de Lótus.

TOP