O Sutra do Lótus, Capítulo 8. A Garantia dos Quinhentos Discípulos (Escritura 44)

O Sutra do Lótus, Capítulo 8. A Garantia dos Quinhentos Discípulos (Escritura 44)

Honrado pelo Mundo! Por exemplo, houve um homem que visitou a casa de um amigo próximo e adormeceu bêbado. Como o amigo próximo tinha que sair a negócios oficiais naquela dia, prendeu uma joia de valor inestimável na parte de dentro da roupa do homem, para entregá-la quando saísse de casa. Após se levantar, o homem viajou para outro país, e devido ao sono e a embriaguez, não percebeu a joia presa em sua roupa. Chegando lá, ele teve grande dificuldade em encontrar emprego para conseguir comida e roupas. Se ele conseguisse alguma coisa, ele tinha que pensar que era o suficiente. Tempo depois, o amigo próximo encontrou o homem, dizendo: "Mas o que você está fazendo? Por que você está nesta situação para conseguir comida e roupas? Um dia coloquei uma joia de valor inestimável no verso de suas roupas para que você pudesse obter uma vida confortável e satisfazer os cinco desejos, e essa joia ainda está ai. No entanto, você não sabia disso e estava tentando ganhar a vida de forma árdua e sendo oprimido por dúvidas e ansiedades. Você deve usar essa joia agora, e passar sua vida como quiser, sem nenhuma pobreza.” Somos parecidos com isso. Você sempre sentiu compaixão e nos educou, então nos fez fazer um voto supremo.

Significado

Esta é a parábola da gema na parte interior das roupas que quinhentos arhats expressaram sua compreensão. O homem que visitou um amigo próximo adormeceu bebendo. Porém, o amigo teve que sair para tratar de um assunto oficial. Então, o amigo que teve pena dele prendeu uma joia valiosa na parte de baixo de sua roupa e saiu de casa. Porém, o homem não sabia de nada porque estava adormecido e bêbado. O amigo já tinha ido embora quando acordou. O homem que estava em apuros começou a vagar e depois chegou a outro país. Embora procurasse um emprego para conseguir comida e roupas, tornou-se necessitado e viveu precariamente como um mendigo. O amigo que o viu mais tarde por acaso ficou surpreso com sua figura, dizendo: "Outro dia costurei uma joia muito valiosa na parte de dentro de suas roupas para permitir que você passe uma vida confortável, coma refeições deliciosas, vista roupas lindas, satisfaça desejos mundanos ... Deve estar ai em algum lugar, procure isso agora! Então, o homem mexeu no bolso, encontrando a excelente joia. Ele percebeu que era bom trocar a gema por dinheiro para conseguir as coisas que queria, então ele se tornou um homem rico e obteve felicidade.

O amigo próximo desta parábola significa o Buda Shakyamuni, e o homem que anda por aí bebendo e adormecido, são as pessoas que estão transmigrando através de todos os estados de existência por causa de repetidas ilusões, sem saber que o Sutra do Lótus já foi dado pelo Buda Shakyamuni. É o mesmo que as pessoas do capítulo da Parábola de uma Cidade Mágica. Portanto, você deve retornar à consciência de que possui intrinsecamente a natureza de Buda e que recebeu novamente os excelentes ensinamentos do Buda. Mesmo que você tenha recebido ensinamentos excelentes, você pode se tornar como um mendigo que possui uma joia preciosa se negligenciar a prática no caminho.

O Japão de hoje é igual a isso. Embora o Príncipe Shotoku, Dengyō Daishi e Nichiren Shonin tenham aparecido e dito às pessoas que existia um sutra superior, outras religiões irracionais apareceram e se tornaram populares. Se as pessoas seguem esses ensinamentos superficiais, é o mesmo que pessoas embriagadas que vivem como mendigos, embora tenham uma joia realmente preciosa consigo. Embora você possa se tornar louvável se receber ensinamentos excelentes e usá-los, se esquecer os ensinamentos e seguir direções insignificantes, você se tornará igual à pessoa embriagada que não percebe uma joia. Os discípulos ficam envergonhados de estar na situação de hoje porque esqueceram que resolveram atingir a iluminação suprema uma vez, com os ensinamentos do Buda Shakyamuni que sempre sentiu compaixão por eles. E afirmam que nunca mais deveriam repetir o mesmo erro de esquecer o voto.

Por Reverendo Sinyou Tsuchiya

O estudo do Mandala Gohonzon de Nichiren Shonin – parte 10/4

28. Dai Ryu-o - Naga-raja - Rei Dragão

Os nagas são um dos oito tipos de seres sobrenaturais que reverenciam e protegem o Dharma. Os nagas são os dragões ou serpentes que vivem no fundo do oceano e controlam as marés, o fluxo dos rios e a chuva. O Guia Iconográfico Flammarion: Budismo descreve os nagas da seguinte forma:

"Na verdade, são serpentes, símbolos dos poderes ctônicos associados ao elemento água. Especialmente na Índia, eles eram considerados guardiões dos tesouros da terra. Embora sejam divindades menores, são seres poderosos, que se acredita possuírem todos os Segundo a lenda, eles levaram o grande filósofo budista Nagarjuna para seu reino, onde ele redescobriu os textos perdidos de Prajnaparamita - os Sutras da Perfeição da Sabedoria, os textos fundamentais da filosofia budista Mahayana...Essas divindades ctônicas foram adotadas pelo Budismo desde o início . A lenda afirma que um rei dos Nagas, chamado Elapatra, se disfarçou de rei humano para ouvir um sermão do Buda. Reis dos Nagas são retratados no nascimento do Buda Sakyamuni. Diz-se que um deles, chamado Mucilinda, ter abrigado o Buda meditante durante uma grande tempestade e chuva torrencial, cercando-o com as espirais do seu corpo e formando um toldo protetor com o seu capuz; as imagens que retratam este episódio são numerosas na arte budista, especialmente no Sudeste Asiático."

Oito reis dragões estiveram presentes no ensinamento do Sutra de Lótus: Nanda, Upananda, Sagara, Vasuki, Taksaka, Anavatapta, Manasvin e Utpalaka. No capítulo 12, o capítulo "Devadatta", Manjushri Bodhisattva retorna do palácio do Rei Dragão Sagara no oceano onde estava ensinando o Sutra de Lótus. Ele então apresenta todos os inúmeros bodhisattvas que ele ensinou, incluindo a filha de oito anos do rei dragão. A filha do rei dragão então demonstra a obtenção instantânea do estado de Buda. A obtenção do estado de Buda pela filha do Rei Dragão Sagara é a única vez nos sutras que um contemporâneo do Buda Shakyamuni atinge o estado de Buda durante o curso de seus ensinamentos.

Segundo a tradição, um dos guardiões do Templo Kuonji no Monte Minobu é Shichimen Daimyojin, o dragão que reside no vizinho Monte Shichimen. A lenda diz que uma bela mulher costumava assistir às palestras de Nichiren no Monte Minobu. Um dia, ele perguntou quem ela era e ela explicou que era o espírito do Monte. Shichimen. Nichiren, entretanto, percebeu que ela era na verdade um dragão e a fez prometer ser a guardiã do Templo Kuonji.

TOP