O estudo do Mandala Gohonzon de Nichiren Shonin – parte 4 /2

𝗢 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝗮𝗻𝗱𝗮𝗹𝗮 𝗚𝗼𝗵𝗼𝗻𝘇𝗼𝗻 𝗱𝗲 𝗡𝗶𝗰𝗵𝗶𝗿𝗲𝗻 𝗦𝗵𝗼𝗻𝗶𝗻
⠀⠀⠀
𝟔. 𝐍𝐚𝐦𝐮 𝐒𝐡𝐚𝐤𝐚𝐦𝐮𝐧𝐢 𝐁𝐮𝐭𝐬𝐮 – (Buda Shakyamuni) – Na Grande Mandala, Shakyamuni Buda é o Buda Original que não pode ser falado ou pensado em termos de nascimento e morte, e é a fonte de todas as outras manifestações do estado de Buda. Ele é o Buda Eterno que não nasceu e não morre.
Nos sutras anteriores ao Sutra do Lótus, o Buda Shakyamuni é o Buda histórico que alcançou a iluminação há cerca de 2.500 anos e ensinou o caminho para a iluminação a outras pessoas por aproximadamente 50 anos no nordeste da Índia até sua morte aos 80 anos de idade. Esta visão não muda até que até o capítulo 11 do Sutra do Lótus. Nesse capítulo, o Tathagata Muitos Tesouros aparece em sua stupa de tesouros e testemunha a veracidade e excelência do ensinamento do Veículo Único que o Buda Shakyamuni expôs nos primeiros 10 capítulos do sutra. A assembleia então pede para ver o Tathagata Muitos Tesouros, mas para abrir a stupa dos tesouros, o Buda Shakyamuni deve recordar suas muitas emanações que são os budas das dez direções. Buda Shakyamuni purifica o mundo três vezes e então chama de volta suas emanações. Ao fazer isso, ele não é mais apenas o Buda histórico, mas a fonte de todos os budas das terras puras em todo o universo. Ele então abre a stupa de tesouros, junta-se ao Tathagata Muitos Tesouros na stupa que já está flutuando no céu, e então usa seu poder sobrenatural para permitir que toda a assembleia suba aos céus também. Este é o começo da cerimônia no ar. No capítulo 15, Buda Shakyamuni convoca os bodhisattvas que emergem de debaixo da terra e revela que eles são seus discípulos originais do passado remoto. Em resposta à pergunta de como ele poderia ter ensinado esses inúmeros bodhisattvas começando no passado remoto, quando ele ensinou apenas nos últimos quarenta anos, o Buda revela no capítulo 16 que ele não alcançou a iluminação pela primeira vez sob o Árvore Bodhi, quarenta anos antes dos eventos do Sutra do Lótus. Em vez disso, ele alcançou a iluminação em um passado inquantificavelmente remoto. É no capítulo 16 então que o Buda Shakyamuni se mostra como o Buda Eterno ou Original e não simplesmente o buda histórico ou mesmo meramente a fonte dos budas emanados do presente. É esta visão do Buda Shakyamuni no capítulo 16 que é a chave para a verdadeira natureza da iluminação de acordo com o Budismo Nichiren.
Shinjo Suguro explica que o original e eterno Buda Shakyamuni fornece ao budismo uma fé unida:
No budismo, vários Budas foram estabelecidos como objetos de devoção para diferentes crentes piedosos. Uma vez que cada Buda tem uma boa razão para ser venerado, o budismo nos permite adorar qualquer um ou todos eles. No entanto, o Mais-Venerável-Um deve ser Um, assim como a Verdade é Uma. A segunda metade do Sutra do Lótus (Hommon) enfatiza tal posição budista em relação à unidade da fé. Como o objeto da fé é absoluto, deve relacionar-se com o reino da eternidade. Geralmente pensamos em Sakyamuni como uma figura histórica, limitado pelo tempo e espaço, e apenas uma manifestação provisória do infinito e eterno Buda. De acordo com o Sutra do Lótus, entretanto, todo Buda, incluindo o histórico Buda Sakyamuni, é uma representação do eterno ser original de Sakyamuni.
Sakyamuni, quando visto como o ser eterno, é chamado de Buda Original (Hombutsu), que se iluminou no passado mais remoto. Os outros Budas são chamados de ‘manifestações do Buda.’ A existência de cada um deles é uma manifestação provisória em algum tempo ou lugar do Buda Original, em contraste com o Buda histórico, que é uma representação temporal de si mesmo.
O Buda Shakyamuni Original representa a unidade de todos os três corpos (Trikaya) de um Buda, que são o corpo do Dharma (Dharmakaya), o corpo da Bem-aventurança (Sambhogakaya) e o corpo Manifestado (Nirmanakaya). O Buda Shakyamuni Original se distingue do Buda Shakyamuni histórico pela presença dos Quatro Bodhisattvas que são os líderes dos Bodhisattvas da Terra. O histórico Buda Shakyamuni, no entanto, é acompanhado apenas por seus discípulos monges, como Ananda e Mahakashyapa, e representa apenas o corpo-manifestação. O mais exaltado Buda Shakyamuni dos ensinamentos provisórios do Mahayana é acompanhado por bodhisattvas como Manjushri Bodhisattva e Samantabhadra Bodhisattva, mas apenas representa o corpo de bem-aventurança percebido pelos bodhisattvas avançados. Apenas o Buda Shakayamuni Original acompanhado pelos Quatro Bodhisattvas representa todos os três corpos ao mesmo tempo, todos os outros budas são meramente emanações ou aspectos deste Buda. Por esta razão, o Buda Shakyamuni Original é considerado o Buda mais digno de reverência.
O Buda Shakyamuni Original também exibe as três virtudes de pai, professor e soberano de todos os que vivem neste mundo Saha. Ou seja, o Buda Original nutre, ensina e protege a humanidade por meio do poder do Dharma Maravilhoso. Isso ocorre porque a fé no Sutra do Lótus permite que nossa sabedoria amadureça, abre nossos olhos para a verdade e nos liberte do sofrimento.

A terra pura do Buda Shakyamuni Original é a verdadeira realidade deste mundo onde o Buda está sempre presente pregando o Dharma. Como tal, às vezes é chamado de Terra Pura do Pico da Águia. No Sutra da Meditação sobre Samantabhadra Bodhisattva, esta terra pura é chamada de Terra Pura da Luz Tranquila.

Tags: