O estudo do Mandala Gohonzon de Nichiren Shonin – parte 8/3

Namu Dai Kasho Sonja

O Venerável Mahakashyapa – Mahakashyapa cresceu em uma família brâmane perto de Rajagriha, capital do reino de Magadha. Seu pai era muito rico e possuía uma grande propriedade abrangendo dezesseis aldeias. Apesar de ter crescido no luxo (ou talvez por causa disso), Mahakashyapa desejava renunciar ao mundo e viver uma vida simples em busca da iluminação. Seus pais insistiram que ele se casasse e ele concordou com relutância. No entanto, ele contratou um artista para moldar uma estátua de ouro com base em sua ideia de como deveria ser uma mulher perfeitamente bonita. Ele exigiu que a mulher que seus pais escolheram para ser sua esposa fosse exatamente igual à estátua. Claro, ele nunca imaginou que encontrariam uma mulher que combinasse com a estátua, mas para sua consternação, eles conseguiram. A mulher, Bhadra Kapilani, também desejava deixar a vida doméstica. Na verdade, eles tinham profundas afinidades cármicas um com o outro devido a terem passado muitas vidas passadas juntos aperfeiçoando a virtude e buscando a iluminação. Eles acabaram sendo uma boa combinação um para o outro devido às aspirações comuns. Não muito depois do falecimento dos pais de Mahakashyapa e ele herdar sua propriedade, o casal concordou que finalmente havia chegado o momento em que ambos poderiam deixar a vida doméstica e pegar a estrada como andarilhos sem-teto em busca de iluminação. Para que não causasse escândalo, ambos concordaram em se separar e seguir caminhos diferentes.

Bhadra Kapilani acabou indo para Shravasti, capital do reino de Kaushali. Lá ela ficou com uma ordem de freiras não-budistas perto do mosteiro de Jetavana até que o Buda concordou em iniciar uma ordem de freiras a pedido de Ananda em nome de Yashodhara, a ex-esposa do Buda, e Mahaprajapati, tia e mãe adotiva do Buda. Bhadra Kapilani logo atingiu o estágio de arhat e libertou-se dos laços do nascimento e da morte. Ela se tornou conhecida como a principal entre as freiras por relembrar suas vidas passadas, muitas das quais foram passadas como esposa de Mahakashyapa em suas vidas anteriores. Bhadra Kapilani também era conhecida por sua paciência e compaixão, e era uma professora popular do Dharma.

Mahakashyapa acabou encontrando o Buda na estrada. O Buda estava sentado sob uma figueira-da-índia emitindo raios de luz, e Mahakashyapa viu isso e reconheceu nele todos os sinais e marcas de um grande homem. Ele imediatamente foi até o Buda e declarou que seria seu discípulo. O Buda respondeu dizendo que qualquer pessoa não iluminada que tentasse explicar a iluminação na presença de alguém tão perspicaz e sincero como Mahakashyapa teria a cabeça dividida em sete pedaços. O Buda então lhe deu um breve ensinamento e o aceitou como discípulo. Naquela época, Mahakashyapa dobrou seu manto externo e o deu ao Buda para usá-lo como assento. O Buda comentou sobre a suavidade do manto e Mahakashyapa imediatamente pediu ao Buda que o guardasse. Em troca, o Buda Shakyamuni ofereceu seu próprio manto esfarrapado que veio de um local de cremação. Mahakashyapa aceitou com alegria. Esta foi a única vez que o Buda Shakyamuni trocou de manto com um discípulo.

Daquele momento em diante, Mahakashyapa adotou o dhuta, as várias disciplinas ascéticas sancionadas pelo Buda para aqueles que desejavam fortalecer sua autodisciplina e viver da forma mais simples possível. Essas disciplinas incluíam usar apenas trapos descartados em vez de aceitar vestes doadas, comer apenas mendigando de porta em porta em vez de aceitar convites para jantar, comer apenas uma vez por dia, dormir apenas ao ar livre e outras práticas semelhantes que eram austeras, mas não prejudicial na Índia subtropical. Mahakashyapa até ficou conhecido como o principal na disciplina ascética.

Mahakashyapa e muitos outros monges estavam a caminho de Kushinagara quando o Buda faleceu. Mahakashyapa e os arhats não ficaram chateados, mas muitos dos monges não iluminados foram dominados pela tristeza. Um monge, entretanto, ficou realmente feliz porque presumiu que agora eles seriam capazes de fazer o que quisessem, já que o Buda havia falecido. Mahakashyapa e os monges continuaram até Kushinagara, onde prestaram homenagem ao Buda pela última vez. Depois que Mahakashyapa terminou de prestar homenagem, a pira funerária pegou fogo espontaneamente.

Após o funeral, Mahakashyapa reuniu-se e presidiu o primeiro conselho budista para preservar o Dharma e o Vinaya. O conselho consistia em 500 arhats. No conselho, Ananda recitou os sutras enquanto Upali recitou o Vinaya.

Na China, no final do século V, apareceu um escrito chamado Uma História da Transmissão do Tesouro do Dharma. Foi supostamente uma tradução de um original em sânscrito, mas isso nunca foi provado. Nesse escrito, é dada uma linhagem de patriarcas budistas, começando com Mahakashyapa, continuando com Ananda e terminando com Aryasimha, o vigésimo quarto patriarca. Esta lista aparece no prefácio de The Great Calming and Contemplation (Jap. Maka Shikan) de Chih-i e tornou-se parte da tradição T’ien-t’ai. Neste sistema, a linhagem termina com Aryasimha. Mais tarde, isso se tornou a base para a lendária linhagem Zen de 28 patriarcas indianos, que se estendeu a mais quatro patriarcas indianos, dos quais Bodhidharma foi o último. Foi Bodhidharma quem supostamente transmitiu o ensinamento Zen na China. Eventualmente, a lenda da transmissão do Dharma do Buda Shakyamuni para Mahakashyapa tornou-se na verdade um dos mais famosos koans Zen:

“Certa vez, nos tempos antigos, quando o Honrado pelo Mundo estava no Monte Grdhrakuta, ele girou uma flor diante de seus discípulos reunidos. Todos ficaram em silêncio. Apenas Mahakashyapa abriu um sorriso.

“O Honrado pelo Mundo disse: ‘Eu tenho o tesouro visual do Dharma correto, a mente sutil do nirvana, a verdadeira forma da não-forma e o portal perfeito do ensinamento. É uma transmissão especial fora da tradição. Eu agora confie isso a Mahakashyapa.'” (The Gateless Barrier, p. 46)

No Sutra de Lótus, Mahakashyapa, junto com Subhuti, Katyayana e Maudgalyayana, todos expressam sua alegria ao ouvir o ensinamento do Veículo Único no capítulo quatro. Esses quatro discípulos contam então a versão budista da parábola do filho pródigo naquele mesmo capítulo. No capítulo cinco, o Buda dirige a parábola das ervas especificamente a estes quatro. No capítulo seis, o Buda prediz o futuro estado búdico desses quatro discípulos, começando com Mahakashyapa, que ele anuncia que se tornará o Tathagata da Luz do mundo Virtude da Luz.